2007

Em 2007, incentivado e a convite da Dra. Marlene Rossi Severino Nobre (fundadora da AME-SP, da AME Brasil e da AME Internacional) em uma de suas palestras na Comunhão Espírita de Brasília, um pequeno grupo de médicos ali presente reuniram-se e decidiram discutir a criação da Associação Médico-Espírita do Distrito Federal com o objetivo de estudar a Doutrina codificada por Allan Kardec e sua fenomenologia, no seu tríplice aspecto: filosófico, científico e religioso, bem como, sua interação com a medicina. No dia 19/03/2007 ocorreu a reunião oficial de fundação da AME-DF, na sede da Comunhão Espírita de Brasília na SGAS II 604 Sul em Brasília, com a aprovação pelos presentes do Estatuto da Associação.

Assinaram o livro como sócios fundadores os seguintes colaboradores:

1) Médicos: Cristina de Jesus Sousa Ferreira, Marilene Maria Torres Meinicke, Paulo Levi Moreira Bittencourt de Castro, Fabíola de Fátima Zanetti de Lima, Roselys Conforti Vaz, Andréa Furtado Pacheco Bastos, Rosângela S. Silvestre, Carlos Eduardo B. Couto, Antônia Marilene da Silva, Júlio Capilé, Edna Márcia Xavier, Maria de Lourdes Jaborandy Paim da Cunha, Rosemary de Nazaré Gonçalves O. Vabo, Edvaldo Lima da Costa, Mirza Maria M. Ramalho Gomes, Maria da Penha A. Batista;

2) Alcir Kenupp Cunha (advogado), Ubirajara Dettmar (fotógrafo), Durval Moraes de Castro (Presidente da Comunhão Espírita de Brasília).

A AME-DF passou a funcionar na sede da Comunhão Espírita de Brasília com reuniões quinzenais, inicialmente aos domingos e, posteriormente, às segundas-feiras no horário de 20:15 às 21:30h.

Registrado que o início dos estudos foi o livro A Alma da Matéria da Dra. Marlene Nobre e suas correlações com a ciência e a doutrina espírita.

Na ocasião, procedeu-se a votação para a formação da primeira Diretoria Executiva, que ficou assim definida:

Diretoria Executiva para o Biênio 2007-2009:

Presidente:

Dra. Fabíola de Fátima Zanetti de Lima

Vice-presidente:

Dra. Antônia Marilene da Silva

1º Secretário:

Dra. Cristina de Jesus Sousa Ferreira

2º Secretário:

Dra. Marilene Maria Torres Meinicke

1º Tesoureiro:

Dra. Rosemary de Nazaré G. Oliveira Vabo

2º Tesoureiro:

Dra. Edna Márcia Xavier

Conselheiros Titulares:

Dra. Maria de Lourdes Jaborandy P. Cunha

Dr. Carlos Eduardo B. Couto

Dr. Paulo Levi M. B. Castro

Conselheiros Suplentes:

Dra. Andréa F. P. Bastos

Dra. Mirza M. M. R. Gomes

Dr. Edvaldo Lima da Costa